Pesquisa personalizada

terça-feira, 20 de julho de 2010

Tineídeos: Que BICHO é esse?

Na minha casa tem muito desses bichinhos. Não é a primeira vez que vejo. No início eu achava que eram sujeirinhas (ele parece ser feito de areia), só que depois vi que “isso” andava pra todo lado pela parede. Resolvi tirar uma foto e perguntar que bicho é esse?” Augusto P. Silva – Ibiá/MG

Olá Augusto! Essa sujeirinha que anda é um bichinho mesmo. Trata-se de uma larva de microlepidóptera, ou seja, uma mariposa minúscula da família Tineidae. O nome popular deste bichinho é traça-de-roupa que não tem nada a ver com a traça de livros, outro inseto completamente diferente de outra ordem (Thyssanura).

Pois bem, raramente vemos os adultos, pois são “mariposinhas” muito pequenas que voam pouco e não são atraídas pela luz. Vivem no fundo de armários e gavetas. As fêmeas colocam seus ovos em locais aquecido e escuro, onde umidade seja algo em torno de 75% e morrem logo após a postura.

Os ovos possuem uma substância adesiva que prende firmemente a fibras dos tecidos. Assim que os ovos eclodem,em algumas espécies, as lagartas tecem um pequeno estojo achatado e elíptico que serve como proteção para que possam comer muito tecido no nosso armário sem ser achatada quando manuseamos as gavetas (elas pensam em tudo!). Dentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se de materiais como lã, penas, cabelo, couro, poeira, papel, algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Geralmente deixam fezes nos tecidos que destroem, que são imperceptíveis pelo tamanho e por apresentar a mesma coloração do tecido que ingeriu.

Assim que as larvinhas estão prontas para passarem para o estágio de pupa, elas migram pelas paredes ou cantinhos em busca de frestas. É por isso que vemos elas circulando devagarinho pelas paredes. Quando isso acontece é sinal que já comeram muito dentro do seu armário!


Quando as larvas estão prontas para empupar, elas saem arrastando seu estojo em busca de local seguro.


Texto retirado na íntegra do site diariodebiologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário